SOBRE A EDIÇÃO ESPECIAL

Políticas públicas são ações do governo para gerenciar problemas que são apresentados no dia a dia dos cidadãos.

Políticas públicas educacionais são programas ou ações criadas pelo governo para ajudar e garantir o acesso à educação para todos os cidadãos. Além de garantir a educação para todos, ajuda a melhorar a qualidade e o sistema educacional do país.

Um exemplo de política pública educacional presente no município do Rio de Janeiro e o programa Escolas do Amanhã, criado pela Secretaria Municipal de Educacao. Tendo o objetivo de reduzir a evasão escolar e aprimorar a qualidade de ensino nos locais mais vulneráveis da cidade.

O Programa desenvolve um conjunto de ações na área da Educação, interligando áreas da Saúde, Assistência Social, Esporte, Arte e Cultura, além de contar com atividades de reforço escolar, oficinas pedagógicas e culturais, metodologias inovadoras de ensino, salas de leitura e informática.

Já o projeto favela hacker está em vigor nas instituições CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) e Antonio Candeia Filho faz com que alunos de escolas públicas tenham acesso à tecnologia da forma mais barata possível. Além de disponibilizar aulas extras de programação e robótica.

Outro exemplo é o projeto Ronda Escolar, criada em julho de 2016. Sendo formada pela Guarda Municipal, pela Polícia Militar e outros órgãos ligados ao direito das crianças e adolescentes. Esse programa tem como objetivo levar a segurança as redes de ensino e estabelecer uma relação mais amistosa entre os alunos e os professores.

Nessas rondas, ocorrem intervenções, onde o aluno pode ser encaminhado para a Delegacia de Polícia, caso estiver portando algum tipo de droga, objeto roubado ou estiver tido algum problema grave com um colega ou funcionário da instituição. Depois, o jovem passa por novo depoimento, onde pode ser determinada alguma medida socioeducativa.

Esta política pública tem tido efeitos extremamente positivos e o projeto se encaminha para evoluir cada vez mais. Em um futuro breve, provavelmente, estarão tendo palestras oferecidas pelos policiais a respeito do perigo das drogas e do mundo do crime.